domingo, 1 de abril de 2012

Sobre o Encontro Nacional de Mulheres da MPB

Obra de Deca Ligabues. Foto: JCharnaud. Arte Gráfica: Carolina Ferreira.

Projeto
A necessidade de conhecimento e divulgação musical das mulheres, bem como da criação de um espaço de diálogo e troca de experiências para as brasileiras que atuam no meio musical foi o primeiro alicerce da construção do Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira – Pelotas/RS.
A partir deste encontro, reunindo criadoras e interpretes, espera-se construir um espaço de debates, de trocas de vivências musicais e de experiências profissionais, questionando os espaços e fazendo considerações sobre a produção feminina na música popular.
Contemplando os espaços acadêmicos e os espaços culturais da cidade - o meio urbano e o rural -, a programação pretende aaproximação entre eles, incluindo atividades num espaço alternativo, O Templo das Águas ( http://www.youtube.com/watch?v=UM7QiCymmnY ), além de debates, oficinas, formação de educadores e shows em diversos espaços da cidade de Pelotas, proporcionando oportunidades de vivências e troca de experiências entre mulheres profissionais da música de diversas regiões do Brasil com o público/ambiente.
Ao mesmo tempo, compreendemos a atualidade das discussões sobre estudos de gênero e música, trazendo para a contemporaneidade o interesse do olhar para a produção musical feminina.
Entendendo que Pelotas é um centro cultural que vem destacando-se por suas atividades musicais, e compreendendo que a história da cidade vem sendo revisitada e atualizada para que, no presente, se mantenha como referência no circuito musical; justificamos como extremamente pertinente que um projeto desta natureza esteja sediado nesta cidade.

Homenagem
Giamarê. (Foto: site Moviola)

O Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira – Pelotas/RS, prestará homenagem permanente à obra e à figura de uma artista que fez sua vida e carreira na cidade de Pelotas. A cantora e compositora Ligiamar Brochado de Jesus, a Giamarê, foi e ainda é uma das principais figuras da música pelotense, pelas características peculiares de seu trabalho, como a ousadia e o talento para levar pelo Brasil um instrumento que é o símbolo da cultura negra de Pelotas: o tambor de sopapo.
Giamarê faleceu no dia 12 de dezembro de 2011, aos 50 anos de idade. A artista, que lutou durante anos contra a neuromielite óptica (uma doença progressiva, que leva à perda de visão e à paralisia), morreu na casa geriátrica onde residia, em decorrência de uma insuficiência renal. O tratamento de saúde da artista foi financiado pela arrecadação de fundos feita por artistas da cidade de Pelotas, em shows beneficentes, chamados Mais Um Canto Pá Ocê, organizados para este fim.

O Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira – Pelotas/RS vem com a ideia de se tornar um evento fixo no calendário de Pelotas e da música popular no Brasil, e reconhecido pela sua importância enquanto evento que reúne e trabalha com elementos tão bem expressos por Giamarê em seu trabalho: o Ser e o Meio Ambiente com o qual ele se relaciona e o qual e pelo qual ele se expressa.

Artistas
A seleção de artistas convidadas a participar do Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira – Pelotas/RS, foi feita visando mulheres cujo o trabalho contemplasse a relação do feminino com o ambiente em que está inserido e como isso se expressa na música, no trabalho destas mulheres. Além disso, um fator primordial, foi escolher artistas com as quais pudéssemos realizar um intercâmbio cultural, também, com outras artistas gaúchas.
São 22 artistas de fora do Estado do Rio Grande do Sul e mais 27 artistas gaúchos.

Realização
O Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira – Pelotas/RS acontecerá de 24 a 29 de abril de 2012, em vários espaços da cidade, com suas diversas atividades.
Dentre os locais já confirmados: Conservatório de Música – UFPel, Restaurante Liberdade, Bar e Champanharia João Gilberto, Theatro Guarany, Teatro COP-UFPel e Templo das Águas.

Apoios
Interessados em apoiar financeiramente o evento, entrem em contato com a Organização através do email encontrodemulheresdampb@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário