terça-feira, 3 de abril de 2012

Ione Papas


Cantora popular, Ione começou cantando nos bares de Salvador onde nasceu. Estudou durante dois anos o Curso Livre de canto e violão na Universidade Católica de Salvador com aulas de técnica vocal, solfejo e canto lírico, além de integrar o Coral do Mosteiro de São Bento e o Madrigal da Universidade Católica.
Em 1986, participou do 1º Seminário Brasileiro de Música Instrumental, em Ouro Preto/ MG, idealizado por Toninho Horta. Morou um ano no Rio de Janeiro apresentando-se em algumas casas noturnas e eventos culturais.
Em 1989 apresentou-se no programa SEM LIMITE da Rede Manchete, no Rio, respondendo perguntas sobre a Vida e a Obra do compositor Noel Rosa.
Radicada em São Paulo desde 1992, lone reúne em seu repertório compositores como: Batatinha, Tuzé de Abreu, Rosa Passos, Wilson das Neves, Paulo César Pinheiro, Moacyr Luz, Péri, Tito Bahiense, Mário Leite, Doda Macedo e Nando Távora, entre outros. Apresentou-se em vários projetos: ‘O SOM FÁBRICA’ (25 anos do SESC Pompéia) ao lado de Dona Ivone Lara e o Quinteto em Branco e Preto (2007), ‘Camarote das Artes’ pela Caixa Econômica, no Teatro Nélson Rodrigues/ RJ (2005), ‘1º Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira’/Sala São Paulo, com Cauby Peixoto, Luiz Melodia, Emílio Santiago, entre outros (2003), ‘Samba de Bamba’/FNAC, ‘Segundas no Memorial’ (Auditório Simon Bolívar), SESC’s Consolação, Belenzinho, Itaquera, Pompéia (nos projetos ‘Conviver com Arte’, ‘Prata da Casa’, ‘Mostra Prata da Casa 3’ e ‘1ªBienal Prata da Casa’), Vila Mariana (“Educar para a Igualdade Racial”), ‘5ª Mostra de Arte e Ciência’ (Estação Ciência/ USP), “Arte nas Ruas”, “Quarta Musical” (Itaú/ Metrô São Bento), entre outros.
Lançou seu primeiro CD “Noel por loNe” em dezembro de 2000 no SESC Pompéia com músicas do compositor carioca Noel Rosa.

“Noel por IoNe” é um trabalho onde a cantora baiana tem a oportunidade de registrar em sua voz a obra do artista de Vila Isabel. O CD conta com a participação de artistas como a cantora Jussara Silveira e o violonista Luiz Brasil. O trabalho foi bem recebido pelo público de São Paulo – onde Ione reside – e logo ganhou notoriedade, transformando Ione Papas referência do trabalho de Noel e referência do samba na noite paulistana.
No ano de 2007, Ione Papas presenteia seu público com um trabalho recheado de sambas inéditos, participações especiais e muita criatividade. NA LINHA DO SAMBA, tem participação do Quinteto Em Branco e Preto, Fabiana Cozza, Doda Macedo, Cristina Torres, e participações inusitadas, como a do rapper Braiam ao tentar colocar hip hop no samba de Ione, e a participação de sua tia Suzana Navarro em uma conversa telefônica com o Monge Budista Joaquim Monteiro. E não satisfeita em misturar o samba com o hip hop, a baiana ousa mais e, com a ajuda do Monge Monteiro, Ione mistura Budismo e Candomblé. Em uma das faixas do trabalho, Ione recita versos sobre o Exú – entidade da religião afro-brasileira – enquanto o monge budista recita em japonês o Pequeno Sutra do Buda Amitabha – uma das principais obras do cânone budista -, acompanhado por tambores e batucadas africanas.
“Na Linha do Samba” teve lançamento no Teatro do SESC Pompéia/ São Paulo em Janeiro de 2008 e com distribuição também no Japão.
No I Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira, Ione dará uma palestra musical sobre Noel e sua obra, e também subirá ao palco do Theatro Guarany no Show Mulheres da MPB, no dia 27 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário