sexta-feira, 20 de abril de 2012

Oficinas - Inscrições Prorrogadas!!

Informamos que as inscrições para as Oficinas e Atividades do I Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira - Pelotas/RS, foram prorrogadas!

As inscrições poderão ser feitas até 30 minutos antes da atividade.
Lembramos que a UFPel dará certificado de participação nas atividades e oficinas, e poder ser realizadas no Conservatório de Música da UFPel, pelo telefone (53) 8108-5259 - Landa ou pelo email (mediande a existência de vagas).

O pagamento deve ser feito até 30 minutos antes das atividades. Diante da não realização do pagamento neste prazo, a inscrição será cancelada e a vaga será colocada a disposição de outros interessados. 
O email do evento para inscrições é encontrodemulheresdampb@gmail.com
No "Assunto" deve constar o nome da atividade, e no corpo da mensagem deve constar NOME COMPLETO, EMAIL e TELEFONE PRA CONTATO. 
A organização entrará em contato por email ou telefone no prazo de 24hs. 
Mais adiante, divulgaremos os locais das Oficinas e Atividades, já antecipando que acontecerão nas dependências da UFPel, Campus Centro.


25 DE ABRIL - QUARTA-FEIRA

OFICINA/ATIVIDADE: Tambor de Sopapo
Apresentação do documentário O Grande Tambor, mesa de discussão sobre a cultura do Tambor de Sopapo, e introdução do Projeto Coluna Griô 2.0
MINISTRANTE: Sarah Brito (PA), participação dos griôs Mestre Paraquedas e Mestre Paulinho Romeu.
Sarah Brito é cantora, produtora cultural e educadora popular. Produtora e Coordenadora Executiva do Projeto “Tambor de Sopapo – Resgate Histórico da Cultura Negra do Extremo Sul do Brasil”, contemplado no Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. Na música popular gaúcha, é vocal base de mestres como Paulo Romeu e Eugênio Alencar (Paraquedas).

Site do Projeto: http://tambordesopapo.blogspot.com.br/ 

Trailer do documentário O Grande Tambor:
________________________________________________ 

OFICINA/ATIVIDADE: Do Sonho ao Som.
Com sua experiência em produção cultural, institucional e independente, no Estado de Minas Gerais, Ana Cristina compartilha um pouco de seu conhecimento, numa vivência lúdica sobre a dor e a delícia de se montar um espetáculo. Ideias, dicas, macetes e meios pra se chegar ao palco.
MINISTRANTE: Ana Cristina (MG)
Ana é cantora, compositora, publicitária, gestora e consultora de projetos, agitadora cultural. Tem seis CDs lançados. Foi Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, a Secretaria de Cultura de Itabira, em 1997. Na Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, foi a responsável por duas edições do Projeto Música de Domingo, de 2004 a 2006, e da edição local do Projeto Pixinguinha.
Coordena, há 13 anos, o projeto Caravana Poética, do qual é idealizadora.

Ana Cristina

Site da artista: http://www.anacristina.com.br/ 

________________________________________________

OFICINA/ATIVIDADE: Vivência de Canto Popular
Introdução e técnicas de canto popular. 
MINISTRANTE: Cida Airam (RN)
Cantora desde 1992, iniciando sua carreira no Coral Lourdes Guilherme, pertencente à CEFET/ETFRN, na época, regido pelo Professor e Maestro André Luis Muniz de Oliveira.

Cida Airam
_________________________________________________

OFICINA/ATIVIDADE: Paisagens Sonoras
Introdução a Geofonia, o som música da terra, que se percebe pela atenção e audição apurada dos elementos da natureza que soam como música, diretamente ligada à configuração sonora de um território.
MINISTRANTE: Marta Catunda (SP)
Compositora, educadora e pesquisadora. Estuda e pesquisa a ambiência sonora com o apoio da CAPES/PROSUP, além de participar da pesquisa “Paisagens Sonoras, educação ambiental e cotidiano escolar: Um estudo em escolas de Botucatu e Sorocaba-SP”, com o apoio do CNPq. 

Marta Catunda
 ______________________________________________________________

26 DE ABRIL - QUINTA-FEIRA

OFICINA/ATIVIDADE: Corpo e Voz
Introdução e desenvolvimento de técnicas vocais e expressão. Despertar do corpo enquanto instrumento pelo qual a voz se expressa.
MINISTRANTES: Déa Trancoso (MG) / Mariana Baltar (RJ)
Déa Trancoso é cantora, compositora e gestora cultural.
Mariana Baltar é cantora, bailarina e sócio fundadora do Centro Cultural Carioca.


Déa Trancoso




_________________________________________________

OFICINA/ATIVIDADE: Cores do Atlântico

Exibição do vídeo-documentário Alalá" da Televisiona de Galicia sobre o Projeto Cores do Atlântico, de autoria de Socorro Lira ( www.socorrolira.com.br ) que propõe um releitura crítica e atualizada da lírica medieval galego-portuguesa (Cantigas D'amigo Paralelísticas) com recorte especial para dois aspectos fundamentais: 1. Reivindicar a "Autoria Feminina" desses textos líricos criados por mulheres que viveram há mais de 900 anos na Península Ibérica (atual Euro-região Galiza-Norte de Portugal) musicados por Socorro Lira e cantados por ela e suas convidadas - artistas de vários países de língua portuguesa, no CD-Livro Cores do Atlântico, lançado na Galiza/Espanha e Portugal, em 2010 ( http://www.coresdoatlantico.com/ ); 2. Apresentar as Cantigas D'amigo Medievais Paralelísticas (gênero mais autóctone do corpus dos textos líricos conservados), como "Patrimônio Oral" pertecente a uma antiga tradição de mulheres "Compositoras"; legado oficialmente atribuído a trovadores e jograis galegos e portugueses. Após exibição, mesa de debate sobre o projeto.
MINISTRANTE: Socorro Lira (PB)
Cantora, compositora, pesquisadora e produtora cultural. Formada em Psicologia Social. Integrante do projeto Cores do Atlântico.

Socorro Lira
__________________________________________________ 
 

OFICINA/ATIVIDADE: O Samba de Noel – Palestra Musical
Após anos de pesquisa sobre o trabalho e a vida de Noel Rosa, Ione Papas gravou o trabalho Noel Por IoNe, que lhe rendeu, não só shows, mas também espaços onde pudesse compartilhar sobre a história sempre curiosa e atraente do sambista carioca. Ione falará sobre Noel e cantará algumas de suas canções.
MINISTRANTE: Ione Papas (BA)
Cantora baiana, sambista radicada em São Paulo/SP.

Ione Papas

MYSPACE: http://www.myspace.com/ionepapas 
____________________________________________________________ 

27 DE ABRIL - SEXTA-FEIRA

OFICINA/ATIVIDADE: Rabeca
Introdução ao instrumento e técnicas musicais.
MINISTRANTE: Paula Pi (SP)
Paula Pi é musicista, atriz e dançarina/coreógrafa, graduada em música erudita pela UNICAMP e mestranda em Dança na mesma instituição. Desde 2008, cria seus próprios trabalhos cênicos.

Paula Pi
_________________________________________________

OFICINA/ATIVIDADE: Brincadeiras Musicais
Educação e ludicidade através da música, e técnicas de improvisação.
MINISTRANTES: Lu Lopes (SP) / Tatá Fernandes (SP)
Lu Lopes é arte-educadora (professora de teatro), compositora, cantora, palhaça, escritora e pesquisadora cultural. Atua na banda Maravilhoso Carro, no show Poutipourri do Amor, e como a palhaça Rubra, na Banda Gigante.
Tatá Fernandes é cantora, compositora, violonista e fonoaudióloga. Atua na banda Orquídeas do Brasil, fundada por Itamar Assumpção, e em projetos infantis, como Banda Mirim e Musiquinhas.

Lu Lopes - Rubra

Táta Fernandes
_________________________________________ 

OFICINA/ATIVIDADE: Percussão
Introdução à percussão, técnicas e improviso.
MINISTRANTE: Simone Sou (SP)
Percussionista, compositora e cantora. Membro da banda Orquídeas do Brasil, de Itamar Assumpção, além de ter trabalhos com Chico César, Zélia Duncan e Os Mutantes, também trabalha com o projeto SIM ONE SOU, onde conta com a participação de diversos convidados. Também apresenta pelo Brasil e pelo mundo, o show SOUKAST, onde divide o palco com o percussionista Guilherme Kastrup.
Simone Sou
__________________________________________ 

OFICINA/ATIVIDADE: O Som do Coração
O Som do Coração libera os chakras focando especialmente nas emoções. Promove o alinhamento e fortalecimento de nossos centros energéticos através da Respiroterapia, da evocação de fonemas curativos associados a posturas de mantras. Cria uma ponte para a harmonização e integração de nossos sentidos o que promove um intenso bem-estar físico. O objetivo é despertar a criatividade que habita em cada um, expandir seu potencial, desinibir a sua expressão, romper barreiras emocionais e promover integração otimizada nas relações sociais. 
MINISTRANTE: Lucina Carvalho (MT)
Lucina é cantora e compositora. Ministra oficinas de Criatividade, Voz e Composição Musical há muitos anos para grupos e instituições. Vinculada a movimentos de preservação ambiental e paz no planeta, trabalha a Ecologia Através da Arte. Pesquisadora de ritmos e sonoridades raras, também ministra oficinas de teor esotérico, voltadas ao bem estar do indivíduo e ao autoconhecimento. 

Lucina e Zélia Duncan
_________________________________________ 

OFICINA/ATIVIDADE: Composição - Música e Poesia
Alzira Espíndola é poetisa, compositora e cantora. Divide composições com grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Almir Sater, Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola, Cora Coralina, Alice Ruiz, Itamar Assumpção e Arruda. A artista compartilhará com o público sua experiência com a produção poética e musical, solo e em parceria.
MINISTRANTE: Alzira E (MS)
Alzira E ou Alzira Espíndola é cantora, compositora e instrumentista sul-matogrossense. Iniciou sua carreira em 1977, com os irmãos Tetê, Geraldo e Celito. Hoje faz carreira solo, com o nome de Alzira E. A artista transita por vários ramos da música, indo da música sertaneja ao blues.

Alzira E e Ney Matogrosso



Nenhum comentário:

Postar um comentário