quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ana Cristina


Foto: Nathan Morais


Itabirana, radicada em Belo Horizonte desde 1981, Ana é cantora, compositora, publicitária, gestora e consultora de projetos, agitadora cultural . Atua profissionalmente na música desde 1986, com grande respeito e respaldo de crítica e de público.
Foi Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade , a Secretaria de Cultura de Itabira, em 1997.
Na Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, foi a responsável por duas edições de sucesso do Projeto Música de Domingo, de  2004 a 2006.
Sua música já ultrapassa fronteiras, sendo executada em rádios de países da Europa como Portugal, Holanda, Bélgica e Itália.
Com atuação artística que extrapola o conceito de evento, produz uma rede de ações vinculando cultura, arte-educação e à sociedade.
Sempre gostou do carnaval das Marchinhas, influência de sua avó paterna, que era discotecária da Rádio Rio de Janeiro, e de sua mãe, ouvinte fiel do gênero.
Idealizadora do grupo de Marchinhas “Arlequins Mudernos”, pesquisa, há anos, a história do Gênero, seus principais autores e composições. Jurada do I Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, em fevereiro de 2012.
Na Música Popular Brasileira, possui 06 CDs solo lançados: Outras Esquinas (1995), A Ponte(2000), Diário (2002), Poemas Musicados (2003) e os  infantis “Histórias Cantadas da Arca de Noé” 1 (2005) e 2 (2007).

Primeiro Festival da Canção: Itabira, 1980, aos 14 anos, com a música Vento Norte, parceria com Lourival Drummond.
Primeiro prêmio em festival: aos 15 anos, em 1981, no Festival da Canção de Itabirito, com a música “Dezenove”. No mesmo ano,  recebeu  mais 5 prêmios em três festivais,  sendo dois de Melhor Intérprete. Ao todo, foram 18 premiações.
Primeiro Show-solo: 1984 - “Doce Presença”, Teatro Marília, BH, no Projeto Trampulim, da professora de canto Babaya.  Primeiro show “profissional”: 1986, Semana Elis, Grande Teatro do Palácio das Artes, BH, a convite de Tutti Maravilha.
Prêmios Especiais: Troféu  Carlos Felipe (1993), Troféu ABANERJ(1994), Troféu Pró-Musica (2001), Melhores do Ano  De Fato (2001).

Projetos em execução:
Caravana Poética - há 12 anos, Ana leva a escolas de BH e cidades do interior uma série de atividades que visam, por meio do fazer artístico, incentivar a leitura e à criação poética.
Atualmente, Ana viaja em turnê com o show infantil Histórias da Arca, com a obra de Vinicius de Moraes para crianças. Para 2012, prevê o lançamento de mais um CD, autoral, contando com parcerias como Kristoff Silva, Cecília Silveira e Caio Gracco Guimarães, entre outros.

sites: www.anacristina.com.br   
Twitter: @anacantora1   
Facebook: Ana Cristina Vieira Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário