quinta-feira, 29 de março de 2012

SIM ONE SOU

Simone Sou (Foto: Alessandra Fratus)
A vivencia em música popular é a base onde Simone traçou sua experiência musical.

Teve seu primeiro contato com musica na infância, através de aulas de piano  junto     as irmãs. Mas não foi o q a cativou. Alguns anos depois, em 1985, já com 14 anos, descobriu a bateria, a quem lhe foi apresentada por um namorado também baterista, na época. Estudou durante esse começo numa escola de música localizada na avenida Sto Amaro, e foi seu professor quem a indicou a recém aberta escola de bateria DRUM, de Flavio Pimenta. Foi lá que Simone aprofundou seus estudos, tendo contato com material didático diverso, sobre técnica, polirritmia, independência, métodos americanos difíceis de serem adquiridos na época. Foi quando um dia ligaram pra escola perguntando se lá tinha uma aluna baterista. Flavio a indicou, era uma banda de meninas, de HardRock. Esse começo foi importante para firmar tudo que Simone vinha estudando, que teve o rock como base para o entendimento físico  do instrumento, em termos de pegada e solidez no ritmo. Nesse tempo que era estudante de 2o grau, Simone experimentou tocar outros instrumentos, piano novamente, violão, violino, baixo, mas a própria BATERIA   a escolheu, tornando - se a fonte de sua expressão musical.

A partir do fim dos anos 80, começo dos 90, Simon amplia sua experiência tocando com bandas de estilos variados, desde o rock, reggae, MPB e samba. Foi quando resolveu não cursar universidades, e sim vivenciar a musica popular.  

Em 90 faz uma viagem para a Inglaterra, onde acaba morando em Cambridge por 9 meses, e trabalhando com um senegalês, Sagar Ngom, quem a introduziu a percussão africana, e também realizava shows e workshops pela Inglaterra com sua banda altamente misturada.

De volta ao Brasil passou por bandas como Jai Mahal e os Pacíficos da Ilha, Nomad e Shalla Bal, todas bandas de reggae, depois entrando  para a musica brasileira, tocou com Maria da Paixão, Vange Milliet, Tonho Penhasco, Natalia Barros, Laura Finocchiaro... Foi quando cursando a ULM conheceu Nina Blauth, que a chamou para conhecer um cantor novo, que estava montando banda, Chico César. E logo também foi chamada a integrar as Orquídeas do Brasil, banda recém formada por Itamar Assumpção. Em 93, Simone tem sua primeira experiência em estúdio, participando com Itamar e as Orquídeas da trilogia Bicho de Sete Cabeças.

A partir de 95 Simone acompanha Chico César fazendo shows em duo pelo Brasil e depois com a banda completa em grandes turnês internacionais, de 97 a 2005, passando pelo Japão, EUA , Europa e Austrália e participando de festivais importantes na cena mundial, como Montreux Jazz Festival, Jazz Heritage Festival - New Orleans , Reggae on the River - Califórnia, Womad - Espanha e Austrália,  e muitos outros. Com Chico, Simone teve a oportunidade de tocar ao lado do Quinteto da Paraiba, do compositor e pianista do Congo Ray Lema, do dgembe master Adama Drame, da cantora portuguesa Ne Ladeiras, entre outros. 

Simone acompanha a violonista e cantora Badi Assad em tour pela Europa e EUA entre 1998 e 2000, participando de festivais como Lilith Fair, e JVC Jazz Festival, em NY.

Fim dos anos 90 Simone participa do primeiro cd e toca durante alguns anos com a big band paulista Funk Como Le Gusta, se apresentando no último Free Jazz Festival realizado no Brasil. 

Simone eventualmente acompanha algumas companhias de teatro , como as Pastorinhas do Circo Branco -  grupo criado pelo artista plástico pernambucano Romero de Andrade Lima, e a Cia de Mysterios e Novidades - da diretora Ligia Veiga.

Entre 2002 e 2004 Simone produz 2 cds dos índios da etnia Mehinaku e Caiapos - do Xingu - junto a produtora Dialeto.

Começo de 2000, Simone entra para a banda de Zeca Baleiro, e em seguida acompanha o Titã Paulo Miklos e a cantora Zelia Duncan.

Junto ao baixista e produtor Alfredo Bello e o saxofonista e flautista Marcelo Monteiro gravam o CD  do Projeto CRU, primeiro trabalho autoral de Simone, depois de temporadas de shows em SP e shows pelo Brasil, e logo gravam o projeto de percussão experimental Batucajé, junto a  Robertinho Silva e da percussionista Jadna Zimmermann.

Em 2003 Simone participa de um projeto do Conselho Britanico de Artes, a Orquestra Scoltand Brasil, junto a 8 musicos brasileiros e 8 escoceses, realizando tour no Brasil e Escocia, apresentando shows e workshops.

 Em 2004 faz uma viagem com um grupo de percussionistas do Rio de Janeiro  liderado por Robertinho Silva, para um intercambio percussivo , na Ilha Reunião.

Em 2006 Simone entra para Os Mutantes, realizando algumas tournes no exterior , shows no Brasil e participa do Cd inédito.
Entre 2008 e 2009, no exterior , Simone acompanha em algumas tournes a compositora e baixista cubana Yusa.

Em 2009 Simone faz parte da Orquestra Mundana, liderada pelo violonista Carlinhos Antunes, realizando shows junto a cantora da Guiné Fanta Konate, e a troupe Dgembedon.

Em 2009 e 2010 Simone participa da Jornada de Cinema Silencioso, promovida pela Cinemateca de SP.

Em 2009 Simone acompanha em shows em SP, a lenda da percussão , o argeliano GUEM.

Durante todo esse tempo, Simone participa de várias gravações de Cds, com artistas como  Elza Soares, Pericles Cavancanti, Iara Renno, Banda DonaZica,  Sergio Molina, etc, e DVDs com Chico Cesar, Zeca Baleiro, Zelia Duncan, Os Mutantes e Carlinhos Antunes  e Orquestra Mundana. 
Simone em 2011 desenvolve alguns trabalhos autorais, em parcerias com Guilherme Kastrup no duo de percussão Soukast . Junto ao pianista Benjamim Taubkin se apresentam em novembro como convidados da Orquestra Jazz Sinfonica de São Paulo. Faz shows na Holanda e no Brasil em duo com o acordeonista da Moldavia Oleg Fateev com quem prepara um CD de composições próprias e inéditas  misturando a musica brasileira e russa.  
Lança em 2011 seu primeiro album solo , chamado SIM ONE SOU, acompanhada de sua banda.

Simone assina junto ao produtor Alfredo Bello, a trilha sonora do próximo longa metragem do cineasta Beto Brant, “Eu receberia as piores noticias dos seus lindos lábios”- a ser lançado  nos cinemas em março de 2012.

Simone desenvolve na Holanda tres projetos, o duo com Oleg Fateev, o projeto Balkan Brasil, junto a Oleg Fateev e a cantora mineira Ceumar, e o novo projeto 6 spoons - 1 Kitchen - em parceria com musicos da Holanda, Egito, Tunisia e Moldavia.

Simone participa em janeiro de 2012 da 30ª Oficina de Musica de Curitiba, dando um curso de percussão – “V.E.R. – Vivencia Experimental Rítmica.”

Foto: Alessandra Fratus

O público presente em Pelotas para o I Encontro Nacional de Mulheres da MPB poderá assistir o SIM ONE SOU, com Simone Sou, Camila Lordy e Clara Bastos, na abertura do show de Marco Gottinari, no dia 26 de abril, no Theatro Guarany. Além disso, Simone Sou ministrará uma oficina de percussão na manhã do dia 27/04. E a noite, Simone Sou toca com as Orquídeas do Brasil o repertório de Itamar Assumpção, no Show Mulheres da MPB, que encerra as atividades no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário