quinta-feira, 22 de março de 2012

Paula Pi


Musicista, atriz e bailarina, experimenta desde 2004 possibilidades criativas de união entre música e cena.

Assina a pesquisa musical e trilha sonora do solo de Eduardo Okamoto Agora e na hora de nossa hora (2003), direção de Verônica Fabrini; trilha sonora original do curta-metragem de Coraci Ruiz Outras Cidades (2009); direção musical de Museu de Ver Cidade do Grupo do Santo com direção de Tiche Viana (2003); trilha sonora original e assistência de direção de Brasil Menino, da Cia Berro D’Água com direção de Érika Cunha (2009); assistência coreográfica de Sexo, amor e outros acidentes (versão de 2005), solo de Morena Nascimento; assistência de direção de Norberto Presta (Argentina/Itália) em O que seria de nós sem as coisas que não existem, do grupo LUME Teatro; e direção de cena das óperas La Serva Padrona, de Pergolesi, com produção da Camerata Espírito Santo, e Il Campanello di Notte, de Donizetti, com produção da Faculdade Estadual de Música do Espírito Santo.

Como musicista participou de diversos grupos e orquestras - entre eles a Oficina de Cordas, Orquestra Municipal de Campinas e Filarmônica do Espírito Santo (chefe do naipe das violas) - gravações de CDs e tocou ao lado de músicos como Thomas Rohrer, Ricardo Matsuda, Nelson da Rabeca, Mané Silveira, Felipe José, Ná Ozzetti, José Eduardo Gramani, Mariana Baltar, Juliana Perdigão e grupos Batakerê e OMSTRAB.

Foi também finalista dos concursos Jovens Solistas de Piracicaba e Furnas Geração Musical, ambos como violista, e professora de viola da Faculdade Estadual de Música do Espírito Santo. Atualmente dá aulas de rabeca e violino em escolas Waldorf do estado de SP e acompanha o violeiro e compositor Ivan Vilela.

Desde 2011 tem parceria com a cantora mineira Déa Trancoso como bailarina e instrumentista, integrando o projeto Mulheres que dizem som (apresentações na Caixa cultural de Curitiba) e o trabalho autoral de Déa, com shows em Belo Horizonte, Pontevedra (Espanha) e Santiago de Compostela (Espanha). É graduada em Música Erudita (viola) pela UNICAMP.

Como atriz foi integrante dos grupos Matula Teatro (junto ao qual desenvolveu oficinas com a população de rua de Campinas de 2001 a 2003) e Cia Circo Teatro Capixaba (atriz e musicista em 3 espetáculos, com prêmio de melhor atriz de teatro de rua, indicação para melhor atriz coadjuvante de teatro infantil, melhor espetáculo de rua e melhor trilha sonora de teatro infantil). Em 2007 recebeu o Prêmio Myriam Muniz de Teatro da Funarte para montar o solo “quando ando em pedaços ou notas sobre minha mãe”, dirigido pelo grupo Seres de Luz Teatro e apresentado nas cidades de Campinas, São Paulo, Vitória (ES) e Macaé (RJ).


Como bailarina integrou as cias Cia P.U.L.T.S. – Teatro Coreográfico, com direção de Marcelo Bucoff (2009-2010), e Cia Perdida, dirigida por Juliana Moraes (2011), além de ter atuado como bailarina convidada do grupo GRUA – Gentlemen de Rua (dir. Jorge Garcia) no Circuito Cultural do SESC SP.
Desde 2010 possui trabalho autoral em dança, em parceria com a bailarina Clarissa Sacchelli, já tendo estreado “Notas sobre minha mãe – Opus 2” (apresentações no XI Festival do Instituto de Artes da Unicamp, Sesc Pompéia, Mostra Unidança da Unicamp (como espetáculo convidado), Teatro Cacilda Becker (RJ), Centro Cultural São Paulo (“Semanas de Dança 2011”), SESC Ipiranga, SESC Piracicaba, SESC Catanduva e TEDxDaluz) e uma recriação do solo “quando ando em pedaços ou notas sobre minha mãe” (com apresentações no projeto “Bem Casado” do Teatro de Dança (SP), abertura da VI Semana de Teatro do Maranhão, dentro do projeto “Entre Experiência, Forma e Culturalismo: Butô na História e na Prática Contemporânea”/Fundação Japão e SESC Campinas).

Em 2012 participará como bailarina do projeto internacional da Cia alemã TOTAL BRUTAL, dirigida por Nir de Volff, com apresentações no SESC Pinheiros.

Paula Pi ministrará durante o I Encontro Nacional de Mulheres da MPB, uma oficina de Rabeca, e um encontro com estudantes de Artes Cênicas, Dança e Música, onde apresentará o solo "afecto #2 - um esboço" e irá compartilhar sua experiência com os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário