sexta-feira, 16 de março de 2012

Déa Trancoso

“Faça escolhas felizes.
Seja feliz, por favor
Aqui, em Pequim,
Onde for.”

DÉA TRANCOSO é cantora e compositora forjada no seio da cultura popular do Vale do Jequitinhonha, sua terra natal, uma das mais ricas regiões brasileiras em cultura popular.
Benzida em folia de reis, íntima do catimbó, do congado, dos bois de janeiro, do beira-mar (do folclore cotidiano que ainda compõe o retrato de nossas pequenas comunidades), Déa se dedica, desde cedo, a mostrar o Brasil para os brasileiros e para o mundo. Em sua estréia profissional, no show "Cantos Escolhidos", realizado no Teatro da Cidade, em Belo Horizonte/MG/1994, com arranjos e violão de Sérgio Santos, foi dirigida por Maurício Tizumba.
 Em 2008, abriu o show do percussionista Naná Vasconcelos no projeto FESTA DA MÚSICA/BH e fez sua segunda turnê pela Europa (Itália, França e Portugal), integrando o grupo de artistas mineiros que representou o estado na SEMANA DE MINAS GERAIS EM TURIM (Itália).
Em 2009, viajou por seis cidades brasileiras, com o projeto VOZES DE MESTRES, abrindo o show do multiinstrumentista Egberto Gismonti, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal/RN. Participa das coletâneas “CHILL BRASIL 5”, com 32 cantoras da MPB (Céu, Mônica Salmaso, Roberta Sá, Mart’nália, Paula Morelembaum, Tereza Cristina), a convite de Charles Gavin, e "CHILL’N’BOSSA", ao lado de nomes como Tom Jobim, João Gilberto, Milton Nascimento, Tito Madi, Luis melodia, entre outros, pela Warner Music, lançadas no Brasil, Europa, Japão e EUA.
Participa também da coletânea BRASILEIRÍSSIMA/Rádio Inconfidência, ao lado dos nomes mais importantes da cena musical mineira. É parceira de Cláudio Nucci, Badi Assad, Chico César, Sérgio Santos, André Mehmari, Ceumar e André Siqueira.

Site: http://deatrancoso.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário